segunda-feira, dezembro 26, 2005

Felicidade x Renda

Como sugerido pelo post dos Rabiscos do meu amigo Philipe, pergunto-me: felicidade é uma função direta da renda? Pros que não manjam de matemática: uma pessoa é cada vez mais feliz à medida que sua renda aumenta?

Muitos economistas como o Eduardo Giannetti estudam esse tema. Filósofos e psicólogos devem estudar esse tema há tempos.

Embora eu não tenha lido muito sobre o tema, eu chuto que talvez essa relação não seja tão direta assim. Poderia até trabalhar com a hipótese da função ser uma parábola côncava para baixo (a boquinha triste e coeficiente da incógnita de maior potência negativo). Ou seja: enquanto se tem pouca renda, a felicidade cresce com o aumento da renda. Contudo, esse crescimento vai diminuindo. Depois, após o ponto de máximo (derivada primeira igual á zero), possamos ter até uma diminuição de felicidade (admitamos uma alta variância dos dados principalmente nesse trecho cadente).

Mas essa é só uma hipótese. No mínimo, acredito em uma função que cresce a taxas decrescentes e fica relativamente estagnada a partir do máximo. A função não pode crescer até o infinito.

4 Comments:

Blogger Ricardo Agostini Martini said...

Thomas, já li em algum lugar que a relação entre felicidade e renda é um tanto diferente:

A felicidade seria uma expectativa de aumento de renda no período futuro. Ou seja, alguém pobre que tem a expectativa de ganhar um pouco a mais de renda é mais feliz que um muito rico que tem a expectativa de perder um pouco da sua renda.

Mas, sinceramente, não sei.

11:27 PM  
Blogger Thomas H. Kang said...

Essa faz sentido até...

11:26 AM  
Anonymous Anônimo said...

Where did you find it? Interesting read » » »

9:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

Very nice site! Online pharmacy phemtermine xenical meridia porsche 914 wheel size max Bikini dancing club north orange countyca Nissan patrol 1989 1989 jeep cherokee pioneer Blonde busty teen Timing marks for 1993 mazda mpv Asian web cam girl live Grand roulette New dodge cuda Cell phone repair kansas city Suzuki motorcycles suzukicom Salt supplements domain register new volvo Norton anti virus 4.0 automatic email marketing responder software 20 patanol discount card Fastest porsche cars

11:11 PM  

Postar um comentário

<< Home