terça-feira, outubro 18, 2005

V ou F

Existem diversos tipos de provas. A pior de todas, porém, é aquela onde você tem diversas alternativas e precisa dizer se cada uma é verdadeira ou falsa. No caso de uma ser falsa, é preciso justificá-la. Já quando a alternativa for verdadeira, nenhuma explicação se faz necessária. Tal tipo de prova é ruim principalmente para o aluno.

Alguém que tenha estudado e que saiba a matéria pode se dar mal devido ao que chamamos de "pega ratão", ou seja, uma armadilha pregada pelo professor. Em outra palavras, a prova, que deveria verificar o conhecimento do aluno em um assunto específico, passa a verificar a sua capacidade de compreensão de texto, assim como a sua atenção perante frases aleatórias. Passa-se de uma avaliação intelectual para um teste puramente mecânico. Além disso, quando se faz uma prova no estilo " V ou F", o aluno não tem a liberdade de se expressar através da escrita, sendo impossibilitado de mostrar o que sabe com suas próprías palavras. Ele acaba ficando preso a uma simples frase, tornando impossível a distição entre os que sabem a matéria e aqueles que não tem idéia do que se trata a prova.

Isso é verificável se pegarmos uma turma que fez uma prova estilo "V ou F" e uma segunda turma que foi testada através de uma prova escrita. A amplitude das notas, pelo o que eu venho percebendo durante os anos de faculdade, é muito maior nas provas escritas do que nos testes de verdadeiro ou falso. E mais, a média das notas das turmas que fazem um teste de V ou F é muito maior nas de que fazem uma prova subjetiva. Por que isso? Bem, além de ser mais fácil resolver uma prova objetiva, o valor esperado da nota em uma prova de "V ou F" é 5 (para uma prova valendo 10), enquanto que, em uma prova escrita, o valor esperado, se não é zero, é muito inferior do que a metade da nota máxima.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Plans for office to regulate merit job hirings halted for now
Gov. Ernie Fletcher's administration has scrapped plans for a new office that would have looked for political bias in merit job recommendations, to be led by a partisan Republican who attacked Democrats on his ...
Your blog is soo great.. I'm definitely going to bookmark you!

I have a
magna rx+ site. It pretty much covers magna rx+ related stuff.

Come and check it out if you get time :-) Im waiting...

9:07 AM  

Postar um comentário

<< Home